Reprodução | Nuvem Literária

Oi pessoas! Tudo bem?

Para começarmos com o pé direito aqui no blog nada melhor do que uma resenha quentinha direto do forno. Como eu era antes de você, escrito pela britânica Jojo Moyes.

Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



Quando chegou em minhas mãos, confesso que mal sabia a sinopse, mas esse livro me tocou muito mais do que jamais iria imaginar. Acredito que nunca tenha lido uma história em um momento mais propício. Era simplesmente tudo que eu precisava ouvir (no caso ler) para dar um rumo na minha vida.
Lou é uma mulher animada e extrovertida, com um senso para moda incomum, mas que no fundo não consegue se enxergar dessa forma. Sempre à sombra de Katrina (sua irmã), ela, assim como todos a sua volta, não acredita que possa fazer a diferença. Até que conhece Will, um tetraplégico meio arrogante e completamente desacreditado da vida.

"Tudo o que é ajuizado ou inteligente Katrina foi a primeira a fazer, apesar de ser dezoito meses mais nova do que eu. Cada livro que eu lia ela já tinha lido antes, tudo o que eu contava à mesa de jantar ela já sabia. [...] Às vezes acho que me visto desse jeito porque a única coisa que Treena não consegue é combinar roupa." p.22

Com a missão de, em seis meses, mudar a visão de Will sobre a vida, Lou tenta achar meios de fazer de tudo um pouco com alguém que já não pode mais mexer quase nada do corpo. Os dois, junto com Nathan (o enfermeiro), vivem as melhores aventuras de suas vidas e grande parte disso tem a ver com eles simplesmente estarem juntos. Eles descobrem que existe alguém capaz de entende-los e mais do que isso, tirar o melhor deles.

"A cada dia que eu ia trabalhar, tentava pensar em outros lugares para onde pudesse levar Will. Não tinha nenhum plano geral, apenas me concentrava em cada dia sair com ele e tentar alegrá-lo. [...] Eu já sabia então que uma das coisas que ele mais detestava era a pena que estranhos demonstravam, por isso levava-o de carro a lugares bonitos, onde, por uma hora mais ou menos, pudéssemos ser apenas nós dois." p.154

Mas é claro que nem tudo são flores. A situação na casa de Lou é complicada e chega um momento em que apenas ela provêm dinheiro para casa. Isso sem falar de Patrick, seu namorado que pensa mais em calorias e corridas do que nela. Tudo é muito confuso, mas faz com que Lou perceba que ela já não é mais quem costumava ser. Que ela é uma nova mulher e que o que fez no passado não define quem ela é no presente.

"Eu andei pensando sobre quem eu era e concluí que era uma pessoa bem diferente daquela garota risonha que se embebedava com estranhos. Era alguém que não usava roupas que pudessem se consideradas provocantes. ou de quem os frequentadores do Red  Lion pudessem gostar." p.150

Como já disse, o livro é extremamente tocante e de uma delicadeza única. E pela primeira vez na minha vida eu me reconheci em uma personagem. Eu sou a Lou. Por isso ler esse livro foi tão importante para mim. Tudo o que ela passa, tudo que aprende, serviu de lição para mim. E espero que, assim como ela, consiga fazer tudo o que está ao meu alcance. Will e Lou me fizeram lembrar que todas as vidas valem a pena e merecem ser vividas. Se jogar de cabeça, aproveitar todas as oportunidades. Mas acima de tudo, ter ambição.

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado e queiram se apaixonar por essa história tanto quanto eu. Lembrando que essa história incrível já virou filme e estréia dia 16 de junho desse ano nos cinemas brasileiros. Não deixem de conferir, parece que vai ser incrível. Para quem quiser, segue o trailer abaixo.



Deixe um comentário